top of page
  1. Documento de identidade - Deve ter menos de 5 anos de emissão, mas aconselho levar passaporte. Se estiver só com a identidade será necessário o preenchimento de alguns formulários não exigidos para quem mostra o passaporte, o que reduz a burocracia e agiliza os trâmites nas aduanas. Não é exigido visto para ingressar nos países da América do Sul

  2. Passaport - Deve estar válido sua emissão e facilita em caso de quaisquer dúvidas.

  3. CNH - Carteira Nacional de Habilitação - Todos os países da América do Sul são signatários da Convenção de Viena para Tráfego Rodoviário, incluindo o Brasil, o que garante que a nossa CNH tem validade em todos os países vizinhos.

  4. PID - Permissão Internacional para Dirigir - Mesmo não sendo obrigatório, eu gosto de levar a PID, que é é adquirida nos departamentos de trânsito dos estados - Detrans e em alguns deles é possível fazer o pedido pelo site, sendo entregue no seu endereço através dos Correios. É interessante levar para facilitar o contato com os agentes de trânsito locais.

  5. Seguro Pessoal de Viagem - Além do seguro de vida, oferece uma série de outros benefícios tais como: reembolso de despesas com remédio, hospitais, médicos, translado, etc... Não é obrigatório, exceto na Guiana Francesa, mas é uma segurança de atendimento em caso de necessidade, não só para o viajante, como também para companheiros de viagem e familiares.

  6. CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - É o documento de porte obrigatório dos veículos no Brasil: a) Se a moto estiver financiada, mas só constar uma observação no CRLV, não é necessária a autorização, uma vez que ela está em seu nome; b) Se a moto estiver em nome de um cônjuge ou familiar até 2º grau, basta levar os documentos comprovando o vínculo familiar; c) Se a moto estiver alienada ou no nome de alguém que não participará da viagem, é obrigatório levar uma autorização no nome do condutor, emitida pela financeira ou proprietário, com data de início e término da viagem e para quais países ela tem validade.

  7. Seguro Carta Verde - É um seguro obrigatório para quem transita pelos países do Mercosul. Pode ser obtido com a maioria das seguradoras que atuam no Brasil e em escritórios de corretores nas fronteiras. Se a sua moto tem seguro total, procure o seu corretor que ele saberá o que fazer para contratar o Carta Verde. Se não conhecer um corretor, pesquise no Google "Seguro Carta Verde" que vão aparecer alguns escritórios que intermediam a contratação.

  8. SOAPEX - A partir do novembro de 2013 as autoridades chilenas passaram a exigir de todo motociclista que chega àquele país o comprovante de contratação do SOAPEX. Podemos dizer que o SOAPEX é o equivalente ao Seguro Carta Verde exigido já há alguns anos dos motociclistas que transitam com suas motos pelos países do Mercosul - Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

  9. Seguro Pessoal de Viagem - Além do seguro de vida, o Seguro Pessoal de Viagem cobre situações de emergência como reembolso de despesas com hospitais, médicos, remédios e traslado. Pode ser contratado para piloto e garupa, a partir R$ 300, por pessoa, com validade de 30 dias.

  10. Seguro com cobertura total (Extensão) - Algumas montadoras já oferecem seguro para países da América do Sul, o que garante assistência técnica e até traslado da moto para o Brasil, caso necessário.

  11. Cartão de Crédito InternacionalComunicar saída do país para a operadora do cartão, informando quais países irá visitar e em que período.

  12. Carteirinha de vacinação - Atualizada c/ febre amarela. Em virtude da onda de Febre Amarela, principalmente no Sudeste do Brasil, podemos correr o risco de exigirem a carteira.

  13. Cartão plastificado identificação - Fazer um cartão plastificado com o grupo sanguíneo e principais contatos telefônicos, com indicação, pelo menos em mais uma língua, daquele que deve ser usado em caso de acidente.

  14. Dinheiro - Levar dinheiro em espécie em Real, Peso Argentino, Peso Chileno e Dollar, pois nem todos os lugares iram aceitar cartões de crédito.

  15. Xerox de todos documentos - Fotocópia de todos os seus documentos, incluindo seguros e cartões de crédito. Uma ideia é digitalizar todos eles e mandar por e-mail para você mesmo. Se precisar, é só ir numa lan house e imprimir.

  16. Histórico médico - Manter em local de fácil acesso um histórico médico sobre suas doenças atuais, alergia e lista de remédios que toma atualmente, bem como seu grupo sanguinio.

  17. Relação de mecânicas autorizadas no roteiro e Relação de endereços e telefones de emergência (Tel, e-mail, hospitais, Embaixadas, Consulados, etc.)

  18. Porta Notas

  19. Relação de reservas de Hoteis - Levar impressa as reservas de Hoteis com a confirmação da reserva ou no mínimo o telefone e endereço do hotel. Caso opte por não fazer reserva, levar impressa uma planilha com os hotéis, seus endereços, telefones e, de preferência, com as coordenadas.

  20. Mapas em Papel - Levar mesmo levando o GPS

CHECK LIST - DOCUMENTOS

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
bottom of page